Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Cair no espírito


Irmãos... aprendais a não ir além do que está escrito! (Apóstolo Paulo aos Coríntios)

O “cair no espírito” é um dos mais famosos e proliferados modismos na igreja evangélica. Em várias reuniões e cultos, pessoas caem após sopros, empurrões e jogadas de paletós de pregadores sensacionalistas. Hoje, inúmeros crentes estão em busca desse novo e conhecido movimento. Mas onde começou essa onda? Quais os termos que o descreve? Esse fenômeno faz parte do pentecostalismo? O cair no espírito tem apoio escriturístico e histórico?

Divulgação do “cair no espírito”


No ano de 1994, na Toronto Airport Chiristian Fellowship (Comunhão da Videira do Aeroporto de Toronto), o fenômeno do cair no espírito começou a ser divulgado por meio de um conferência ministrada pelo pastor Randy Clark, convidado do pastor John Arnott e da pastora Carol Arnott, dirigentes da igreja em Toronto. Antes, os Arnott já tinham conhecido esse fenômeno por meio do evangelista neopentecostal Benny Hinn, que já praticava o “cair no espírito” em suas reuniões[1]. Benny Hinn aprendeu essas manifestação exóticas por meio do ministério de Kathryn Kuhlman, uma famosa “evangelista” norte-americana que morreu em 1976, onde em sua reuniões, dezenas de pessoas caiam ao mesmo tempo mediante sua oração.

Classificações do fenômeno na Teologia Pentecostal

 Na teologia pentecostal, o modismo de “cair no espírito” é classificado como “pentecostalismo manikos”, que segundo Joseph L. Castleberry - Deão acadêmico do Seminário Teológico das Assembléias de Deus em Springfield, Missouri (EUA)- é uma “adoração caracterizada por manifestações maníacas que distorcem e abusam dos dons espirituais”[2]. O hermeneuta Esdras Costa Bentho, pastor de confissão pentecostal, lembra outro termo que pode descrever manifestações excêntricas: a carismania. Carismania é mistura de carismata (dons) e manikos (manifestações exóticas). Bentho comenta:
Não é sem razão que manifestações pseudo-pneumáticas (espiritualmente falsas), que geralmente são gerenciadas por “figurões” do pentecostalismo, são chamadas de “carismania”- uma mistura de charismata com manikos. [3]
 Esses fenômenos neopentecostais, são também conhecidos como “Bênção de Toronto”, devido a divulgação dessas práticas pela igreja da Videira localiza em Toronto- Canadá, como acima descrito. Alguns apologistas (a maioria pentecostais) preferem chamar, de forma irônica, o “cair no espírito” de movimento “cai-cai”.

A posição dos neopentecostais em relação ao fenômeno

 Apesar de vários nomes ligados ao “cair no espírito”, com Kathryn Kuhlman, Benny Hinn, Kenneth Hagin, Charles Hunter, foi a igreja de Toronto por meio do pastor John Arnott, que espalhou o fenômeno do “cair no espírito” para o mundo inteiro, como um grande avivamento do Espírito Santo. Hoje, esse modismo é amplamente aceito na maioria da denominações neopentecostais, com exceção da Igreja Universal do Reino de Deus[4] e da Igreja Internacional da Graça de Deus[5]. Muitas paróquias que pertencem a RCC (Renovação Católica Carismática) praticam o “cair no espírito”, que entre os católicos carismáticos é denominado de “repouso no espírito”.

Posição dos Pentecostais Clássicos em relação ao fenômeno

Algumas igrejas ou instituições relacionadas a denominações pentecostais incentivam a prática do cair no espírito. Todavia, a Assembléia de Deus, por meio da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) é contra o “cair no espírito”. Na oitava ELAD, que é um encontro de pastores assembleianos ligados a CGADB, na cidade de Porto-Seguro- BA, em outubro de 2002, foi reafirmado a posição contrária da Assembléia de Deus em relação aos modismos neopentecostais[6]. No relatório da ELAD, está escrito:
Sob o esfuziante tema “Não extingais o Espírito” o 8° ELAD trouxe a tona os fenômenos promovidos pelos movimentos neo-pentecostais como: “cair no Espírito”, “sopro do Espírito”, “benção de Toronto”, “dançar no Espírito”, “dentes de ouro” e outras enxurradas de práticas inovadoras que andavam perturbando o seio da igreja. Nas palestras ministradas pelos pastores José Wellington Bezerra da Costa, Antonio Gilberto, Elienai Cabral e Elinaldo Renovato de Lima, os mais de 700 pastores e evangelistas inscritos no encontro, puderam constatar que a Bíblia não oferece nenhum respaldo para tais acontecimentos e reafirmaram que o autêntico mover do Espírito é aquele que traz avivamento espiritual, batismo no Espírito Santo e transformação na vida do homem.
 Por meios dos periódicos oficias, a Assembléia de Deus tem se colocado contra essas práticas. Exemplo disso é o Jornal Mensageiro da Paz, que na edição de Setembro de 2007, trouxe uma matéria de capa sobre o pastor Paul Gowdy, um ex-líder da igreja em Toronto, que hoje revela a farsa do movimento. Vários teólogos assembleianos e pentecostais se posicionaram contra o “cair no espírito”. O renomado pastor assembleiano Antonio Gilberto comenta de forma crítica:
“Cair no Espírito” é cair e ficar inconsciente; cair não subjetivamente; cair à toda hora; cair em grupos; cair por manipulação de alguém esperto, e ainda mais citando textos bíblicos truncados [7]. E continua: Nas reuniões de “riso no Espírito” há pouco ou nada de leitura bíblica, de pregação e ensino da Palavra de Deus. Durante essas reuniões, eles proferem repetidamente frases como: -Não tente usar sua mente para entender isso, Não ore agora; beba! Receba! Receba um pouco mais. Ora tudo isso é contrário aos ensinos da Palavra de Deus, pois a fé abrange a mente.[8]

O teólogo pentecostal Claudionor Corrêa de Andrade escrevendo sobre o “cair no espírito”, cita exemplo de Gunnar Vingren, um dos fundadores das Assembléias de Deus no Brasil, que viajou em 1923 de Belém do Pará até Santa Catarina para combater o que hoje é conhecido com “Bênção de Toronto”, e Andrade comenta:
Embora fervoroso pentecostal, Gunnar Vingren não se deixou embair pelo emocionalismo nem pelas aparências. Ele sabia que nem tudo o que é místico, é espiritual; pode brilhar, mas não é avivamento. O misticismo manifesta-se também em rebeldias e mentiras. Haja vista as seitas proféticas e messiânicas. [9]

O Dr. Paulo Romeiro, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor de uma igreja pentecostal em São Paulo, lembra do equilíbrio em relação ao assunto, mas sem deixar de destacar as mazelas que fenômeno tem trazido ao evangelicalismo, ele diz:
Reconheço que Deus tem poder para tocar alguém hoje de tal forma que a pessoa venha a cair. De modo algum sou contra a verdadeira manifestação do poder de Deus. Esta não me preocupa nem um pouco, pois quanto mais, melhor. O que realmente me preocupa são os abusos gerados em torno de tal prática. Estes trazem mais transtornos e divisões para o Corpo de Cristo do que edificação espiritual. [10]
José Gonçalves, pastor da Assembléia de Deus no Piauí, escrevendo sobre fenômenos neopentecostais, lembra do perigo do sensacionalismo e pauta o assunto pelo equilíbrio. Em artigo, escreveu sobre a possibilidade de alguém cair sob influência divina assim como nos avivamentos do Século 19, mas reconhece os atuais exageros sobre o fenômeno. Gonçalves escreve:
Há o perigo dos “pneumatismos” que conduzem à anarquia espiritual. Na gênese das seitas que dizem ser criação do Espírito de Deus, encontra-se com abundância as mais insidiosas aberrações teológicas. Esse é um problema que não pode ser simplesmente ignorado por se desejar preservar um evangelicalismo ou um suposto avivamento. [11]

Outra observação importante de um teólogo pentecostal, é o que está descrito no Dicionário do Movimento Pentecostal, em relação ao “cair no espírito”. Isael de Araújo escreve:
A comprovação para o fenômeno está inconclusiva. Do ponto de vista experimental, é inquestionável que, ao longos dos séculos, crentes venham experimentando fenômenos psicofísicos nos quais caem no chão. Além disso, eles sempre atribuem a experiência a Deus. É igualmente inquestionável que não existe nenhuma prova bíblica para a experiência como norma para a vida cristã. [12]
É um consenso no pentecostalismo clássico a condenação desse fenômeno.

Bases bíblicas e evidência histórica

Fica bem claro, que a posição oficial dos pentecostais clássicos, é que não se deve ir além do que está escrito, como bem recomendou o apóstolo Paulo(I Co 4.6) . A Bíblia menciona nove dons espirituais (carismata pneumatikos), mas não cita o cair no espírito como evidência da plenitude do Espírito Santo. Não há nenhum textos não escrituras que dê espaço para essa manifestações. Muitos neopentecostais insistem que há base bíblica e história para as suas atuais práticas de jogar paletó nas pessoas e essas caírem ou soprar sobre um publico e esses serem cheios do Espírito.

Para muitos neopentecostais, os textos em que personagens bíblicos caem prostrados, como Gn 15.12; I Sm 19; II Cr 5.13,14; Dn 8.17; Mt 2.11; Mt 28.4; At 10.10 e Ap 1.7 são evidências do atual cair no espírito. Ora, nenhum desses personagens bíblicos caíram por ter recebido poder ou algum vigor espiritual, mas antes caíram diante de um estado de reverência ou medo. Eles caíram diante de serem angelicais e com o rosto em terra, não para trás como acontece hoje. Esses versículos nada provam! São textos fora de um contexto, gerando pretextos. Um texto que esses “apologistas” não citam é João 20.22, onde Jesus sopra sobre os apóstolos e disse: “Receberei o Espírito Santo”, mas ninguém caiu! Muito bem leciona o pastor pentecostal Ciro Zibordi:
Os que defendem a “queda no poder” ignoram os fatos de que o culto a Deus é racional (Rm 12.1) e de que o espírito do profeta está sujeito ao profeta (I Co 14.32). Isso significa que, por mais que sintamos a presença do Senhor, em um culto, devemos ser prudentes quantos às reações. Devemos ser meninos apenas na malícia, e adultos no entendimento (I Co 14.20)[13].
 Não há evidência bíblicas, mas há evidências históricas? O pastor neopentecostal Marco Feliciano diz que sim, pois no seu livro Chamada de Fogo, Feliciano cita que várias pessoas caiam nas reuniões de D. L. Moddy, Charles Finney e John Wesley. Isso é verdade, mas as pessoas que caiam nas reuniões de Finney, Edwards, Spurgeon, Moddy, Wesley e outros, caiam de maneira diferente ao que acontece hoje. Hoje as pessoas caem por receber alguma coisa, no tempo dos grandes avivalistas as pessoas caiam por convicção de pecado. Hoje as pessoas caem após mensagens de auto-ajuda e triunfalismo, no tempo dos avivalistas as pessoas caiam mediante mensagens como “Pecadores na mão de um Deus irado”. Hoje as pessoas caem após empurrões ou por causa de paletós de pregadores sensacionalistas, no tempo dos avivalistas os que caiam não caíram por causa de gerenciamento, provocações e manipulações de pastores. Hoje os pregadores propagam o cair, no tempo dos avivalistas os grandes homens de fé procuravam desencorajar essas manifestações. Hoje as pessoas tornam o cair um espetáculo, no tempo dos avivalistas esses fenômenos não eram casos de exibicionismos.

O teólogo Erwin Lutzer lembra outra diferença:
Os superapóstolos de hoje afirmam fazer em questão de minutos o que pregadores mais antigos nos dizem que apenas pode ocorrer por quebrantamento diário e submissão a Deus, em geral por sofrimento. Atualmente, nos dizem que só podemos ter poder sendo tocados por um apóstolo supercheio de unção. Eles têm poder próprio. [14] 

 Portanto, o atual movimento de “cair no espírito” e fenômenos relacionados como: “riso santo”, “dança do Espírito”, “aviãozinho”, “unção da lagartixa”, “reteté de Jeová” etc, não apresentam nenhuma evidência bíblica e chegam a ferir vários princípios bíblicos, como o culto racional, decente e com ordem (Rm 12.1, I Co 14.40).

Conclusão:

Qual é a causa para tanto sucesso de fenômenos excêntricos, extravagantes, exóticos, anti-bíblicos, irracionais, no evangelicalismo?

01. A busca pela espiritualidade superficial. Hoje a dedicação de tempo à oração, meditação bíblica e comunhão entre irmãos é cada vez mais raro no meio evangélico, então a busca por soluções espirituais mais rápidas e instantâneas são frequentes nos cultos.

02. Desequilíbrios eclesiásticos. Como é difícil ser equilibrado no meio evangélico, pois muitos em busca de uma “cristianismo racional”, buscaram um racionalismo cético, naturalista e anti-bíblico denominado de liberalismo teológico. Em contrapartida, outro extremo se levantou, que é a busca por um “cristianismo emocional”, onde o emocionalismo contamina as mentes que pararam de pensar e refletir na Palavra de Deus.

03. Pragmatismo e empirismo evangélico. Um legião de pessoas buscam aquilo que é prático e experimental, sendo presas fáceis de pregadores sensacionalistas, que buscam produzir shows em lugar de cultos. O espetáculos dos anfiteatros tomam conta dos púlpitos que deveriam ser destinados à Palavra.

04. Falta da consciência na suficiência da Palavra. Ir além do que está escrito é a grande moda dos evangélicos contemporâneos, sendo que a Bíblia deixa de ser a regra de fé e prática das liturgias e manifestações espirituais. Já não é suficiente os dons espirituais descritos em diversos textos das Sagradas Escrituras? Para que buscar mais coisas que fogem da Palavra?

Notas e Referências Bibliográficas:

1- Benny Hinn, em 1992, veio ao Brasil em um congresso da ADHONEP (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno), onde “derrubou” muita gente!

2- CASTLEBERRY, Joseph L. Pós-Pentecostalismo: Estranha moda tenta apagar as manifestações espirituais na igreja. Revista Manual do Obreiro. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 27, n° 32, 2005.

3- BENTHO, Esdras Costa. A Bíblia tem a resposta: Há respaldo para “cair no poder”? In Mensageiro da Paz. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 76, n° 1458, Novembro de 2006, p. 17.

4- Edir Macedo, pontífice máximo da IURD, é contra o modismo de “cair no espírito”. Na IURD, dificilmente um membro será incentivado a exercer os dons espirituais, consequentemente, os exageros relacionados aos dons são ausentes. Mas a IURD não escapa de uma demostração exótica de experiências, aja vista a prática de exorcismos, que é um verdadeiro espetáculo!

5- R.R. Soares, apesar de ter sua teologia moldada por Kenneth Hagin, é contra o “cair no espírito” e disse no Jornal Show da Fé, que quem cai são “os endemoninhados”.

6- Alguns estudiosos preferem chamar as igrejas praticantes desses modismos de “ultra-pentecostais”.

7- GILBERTO, Antonio. Desvios da Doutrina Bíblica. in Revista Ensinador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 7, n° 28, p. 19.

8- Idem, n° 29, p. 20.

9- ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 142.

10- ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. 4. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999, p. 77.

11- GONÇALVES, José. Espiritualidade, Avivamento e Equilíbrio. Revista Manual do Obreiro. Rio de Janeiro: CPAD, ano 27, n° 29, Janeiro-Março, p. 40-45.

12- ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 616.

13- ZIBORDI, Ciro Sanches. Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 34.

14- LUTZER, Erwin W. Quem é Você Para Julgar? 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 104.

24 comentários:

Teologia Simples disse...

Você escreve super bem, muito mesmo. Só não escolhe bem os temas... Parece que você está "chuvendo no molhado". O que você escreve já foi falado em varios lugares... Parece que você está sendo re-re-re-repetitivo.

Abraços.

pense nisso...

Pedro Negret disse...

Muito bom o texto Gutierres!
Suas bases de argumento são boas!
E sobre a frase "Voce nao vai morrer enquanto nao se comprir todas as promessas de Deus na sua vida!"
O que voce acha?
Tem alguma coisa relacionada ja no blog?

Abração!
A Paz!

Luiz C disse...

Paz irmao Gutierres!
É o seguinte,oque voçe afirma no texto é bem verdade,mas...;o fato é que as pessoas caem,e na sua maioria não foi ninguen que empurrou e elas nao pularam no chão.então a pergunta é;caem por que? Ou caem por quem?

Fica na paz irmão!!!

Gutierres Siqueira, 19 anos disse...

Caro André Amaral (teologia simples)

Obrigado por seus comentários.
Em relação aos textos desse Blog:
01. O Blog tem um estilo. Quando resolvi escrever, pensei em dois temas que gosto muito, que é apologia e pentecostalismo.
02. O tema “cair no espírito” ilude ainda muita gente, portanto é necessário alertar sobre esses modismos.
03. Não podemos ter atitudes passivas diante de heresias, por elas não ficam paradas, estão em constante movimento. Hoje há grandes críticas à apologética, como se essa fosse uma ciência bíblica inútil e desnecessária, portanto não concordo com Donald Miller, que escreveu: “mais recente esforço de fé não é do tipo intelectual. Eu realmente não faço mais isso. Mais cedo ou mais tarde você simplesmente descobre que há alguns caras que não acreditam em Deus e podem provar que ele não existe e alguns outros caras que acreditam em Deus e podem provar que ele existe — e a esse ponto a discussão já deixou há muito de ser sobre Deus e passou a ser sobre quem é mais inteligente; honestamente, não estou interessado nisso”( Como os Pingüins Me Ajudaram a Entender Deus- Thomas Nelson Brasil). Portanto, como lembra Alan Myatt, a apologética é um mandamento bíblico, portanto não podemos vacilar.
Continue participando...



Caro Pedro Negret,
Obrigado por mais uma participação. Sua pergunta é muito importante diante desse contexto triunfalista na qual nós vivemos.
Esse famoso chavão “A Bíblia diz: Crente que tem promessas de Deus na morre”, é uma das grandes falácias do triunfalistas inventadas nesses últimos anos. Esse pensamento carece de conteúdo bíblico e distorce frontalmente a Palavra de Deus. Seríamos imortais por termos promessas? Em Hebreu 11.13, está escrito: “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” e nos versículos 34 ao 40, do mesmo capítulo, o escritor sacro continua: “outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados. (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” Veja só, eram homens santos, cheios de fé, mas que não alcançaram as promessas, pois Deus tinha algo melhor para eles: o céu!
Continue participando...

Caro Luiz,
Obrigado por sua participação.
Em relação as suas perguntas:
01. O fato de algo sobrenatural acontecer não significa que seja bíblico e correto (Mt 7.22).
02. As pessoas que caem já vão na reunião desses super-pregadores pré-dispostas a terem experiências exóticas, por isso caem!
03. O processo de manipulação acontece durante toda reunião, para despertar o emocionalismo. O que dizer das músicas lentas durante pregações? E as palavras de choro ou gritos emocionados do pregador? As músicas dos “levitas” que parecem que estão levitando? Tudo isso desperta o lado emocional do ser humano, ficando muito aguçado e despertando experiências que são meramente humanas!
04. Acredito que a maioria dessas pessoas caem por elas mesmas, ou seja, são fatos humanos, não é de Deus e nem do diabo. Mas pode acontecer casos até demoníacos nesse meio, é raro, mas pode acontecer!
Continue participando...

Lucimauro*Assembléia de Deus disse...

CARO GUTIERRES A PAZ DO SENHOR!
CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO TEMOS QUE PREGAR CONTRA ESSES MODISMOS,(2TM4.2),NÃO LIGUE PARA ESSES ARGUMENTOS SEM FUNDAMENTO BIBLICO.
ESTOU NO SERVIÇO AGORA, DEPOIS DEIXO UM COMENTÁRIO A RESPEITO.
DAQUELE QUE AMA A ASSEMBLÉIA DE DEUS E SEUS ORGÃOS HISTÓRICOS.

Anchieta Campos disse...

Caro Gutierres,

Parabéns pela postagem, como sempre equilibrada e pautada na Palavra.
Combater modismos e heresias que ainda causam prejuízo a obra do Senhor nunca será demais. As vezes pessoas visitam seu blog, ams não visitam outros espaços que pregam a mesma mensagem.
Mais especificamente ao tema em análise, certa vez ao trocar idéias e argumentos com um irmão de minha igreja (que eu já sabia de seus exageros pentecostais), chegamos no "clímax", aonde peitei a idéia do "cair no espírito" principalmente, ele (para variar) "saltou", se exaltou um pouco, usou argumentos velhos e falídos, e ao perceber que não havia "escapatória" para suas idéias, finalizou com chave-de-ouro e disse: "teologia deixa a pessoa fria demais!".
Realmente falta teologia para o povo de Deus!
Deus abençoe sua vida com Ele e seu ministério! em nome de Jesus!
Que possamos sempre estreitar nossos laços de irmandade e amizade.

Anchieta Campos

Pedro Negret disse...

É verdade Gutierres!
Shedd que disse: "quer prosperidade, peça um cancer para Deus!"
Prosperidade é morte com salvação!
Obrigado pela atenção e parabens pelo blog!
Abraço!
A Paz!

Lucimauro*Assembléia de Deus disse...

A paz do senhor gutierres!
realmente o que temos visto são pessoas ligadas a esses modismos do movimento neo-pentecostal,que infelizmente tem confundido muita gente,e nada tem a acrescentar no pentecostalismo clássico.
paulo césar lima em sua obra ( o que está por trás do G12 CPAD), nos diz que uma pessoa sentindo o poder do Espirito Santo pode até ter uma experiência semelhante a essa,onde no caso refuta esse modismo do cai cai,dente de ouro,unção do riso etc...
ele também diz que o que está acontecendo hoje em dia é que tem pessoas que usam desse modismo para formar doutrinas antibiblicas que passam a ser ensinamentos nas igrejas como se fosse uma das principais doutrinas da fé cristâ.
Em suma gutierres,uma pessoa, quem sabe, PODE ATÉ TER UMA EXPERIÊNCIA SEMELHANTE A ESSA,mas o que acontece hoje em dia é que se aproveitaram dessa possibilidade para dar lugar a carne.GAL 5.13.
visite e divulgue por gentileza para os demais irmãos o meu humilde blog,Lucimauro*assembléia de Deus,
Daquele que ama assembléia de Deus e seus orgãos históricos.

teologia simples disse...

"Portanto, como lembra Alan Myatt, a apologética é um mandamento bíblico, portanto não podemos vacilar."

Seria esse o 11º mandamento?

Como assim mandamento?

Abraços.

Gutierres Siqueira, 19 anos disse...

Lucimauro
Realmente Lucimauro, uma pessoa pode até cair sob o agir de Deus, como algumas vezes aconteceu no passado, mas o que vemos hoje é um espetáculo da fé pragmática. Parabéns por sua defesa do pentecostalismo clássico.

Anchieta Campos
Realmente, a sua experiência com esse irmão mostra que muitos crentes buscam experiências como um fim em si mesmo e desprezam o estudo sistemático da Bíblia (teologia). Alguns irmãos fanáticos de minha igreja, os chamados “reteté”, nunca freqüentam a Escola Dominical. Isso cria um círculo vicioso.

Pedro Negret
Realmente, o triunfalismo não tem base bíblica e o pastor Russell Phillip Shedd está com a razão, pois nos momentos mais difíceis, desagradáveis e complicados de nossa vida, vemos o agir da misericórdia de Deus.


André (teologia simples)
O mandamento é neo-testamentário (I Pedro 3.15 e Judas v.2-3)

Levi Bronzeado disse...

Prezado Marcel Lira

Esse "Neo-neo-pentencostalismo" é uma vergonha. Está estremecendo os céus.
Fizeram do poder descido em Pentencostes, um espetáculo cômico e trágico da pior espécie.

Tenhamos o cuidado de não comparar esses senhores cavilosos aos palhaços de circo, porque se assim o fizermos, estaremos detratando e rebaixando essa categoria circense que tanto agrada às crianças e adolescentes com o seu humor sadio.
Os palhaços de circo naturalmente divertem a platéia, sem se passar por paladinos e profetas fantoches que querem tomar o lugar de Deus, à semelhança do que fez o ex-anjo de luz (LÚCIFER).

Graça e Paz,

Levi B. Santos (www.levibronze.blogspot.com)

Anônimo disse...

Re Re Re repetitivo não, na verdade trata-se de um legítimo "ctrl C" "ctrl V"

Anônimo disse...

Até concordo em partes, muita gente caindo. Mas o que explicar das muitas curas que acontecem nas cruzadas de Benny Hinn, ele poe a mão as vezes nem chega a isso e a pessoa levanta totalmente curada. Acredito sim no poder de Deus que pode se manifestar de várias formas muitos assim como eu quando receberam o batismo com Espírito Santo tremem, tem respaldo bíblico pra isso? Dificilmente alguém fala em línguas e acabou tchau vai para sua casa. Alguns não se contem e pulam. E as irmãs assembleianas que marcham a igreja inteira... o que dizer disso. Mesmo sendo assembleiano acredito que o Espirito Santo se manifesta de diferentes formas. Não concordo com os extremos, no entanto hoje em dia vemos mais curas nas igrejas neopentencostais, até mesmo libertação. Quantos demonios tem ido assistir cultos em corpos de pessoas que não são libertas. Acredito que temos que olhar os frutos.

Anderson Taffarel disse...

Graça e Paz querido, estou seguindo a pouco seu blog,fiquei bastante feliz pela forma que o amado exponhe suas opiniões, principalmente os rebates ante as críticas. Moderação também deve fazer parte do cristianismo, e diferenças eclesiásticas têm de serem aceitas,compreendidas(não heresias), a forma sucinta que escreve me impressiona. Li seu blog e discordei de algumas opiniões,mas isso não me faz pior ou melhor que você concorda?
Ademais, seus escritos são de muitíssima valia, vai nessa tua força que Deus é contigo!
Abraços, que Deus nos abençoe.

www.andersontaffarel.blogspot.com
Aguardo a sua visita,será bastante importante!

lauro henchen disse...

Amados irmãos em Cristo: sobre "cair no espírito" é necessa´rio ler blog: www.laurohenchen.blogspot.com onde também alerta sobre desobediência ordem 1º Cor 14:27-27, pecado contra Espírito Santo através línguas estranhas treinadas, e onde desafio todo mundo contestar besta e Babilônia apocalípticas. Grato. Pr Lauro.

Anônimo disse...

A paz do Senhor!
"O segredo esta entrelinhas"
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR (1Reis 8 : 11).
Sua interpretação das passagens as quais alguns personagens biblicos caem é apenas uma possibilidade, mas não uma evidência!
...E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?...(atos 9 ou 26)
Será que se a biblia tivesse se referindo em "prostar-se" nao teria usado esta palavra ao invés de cair? porque?
Veja a atitude de alguem cair endemoniado:
...E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando...(Marcos 9:20)
Totalmente diferente!
Sou da Assembleia de DEUS, mas quero de dar um conselho: não seja sombra de opiniões. Leia as escrituras e peça que o Espirito Santo te ensine.
Não tenho nada contra leituras sobre a biblia, porque leio também, mas tome cuidado.
Deus o abençõe!

ademar disse...

muito intereçante os seus textos.muita letra e pouca unção...só escreve isso quem nunca viveu uma experiencia real com Deus...vc pode dizer o que quizer,quem já viveu um real encontro com DEUS nunca vai dar atenção a isso...

Alexsandro disse...

Olha, eu penso o seguinte: esse fenômeno causa nas igrejas confusão, bagunça, uns caindo sobre os outros e se machucando, outros que fingem "estar na unção", pastores e pregadores que manipulam, crentes bobos e que só buscam experiências e emocionalismo. É verdade muita gente cai sem fingir ou sem desejar, mas ao mesmo tempo deixa uma pergunta no ar: É isso mesmo que Deus quer fazer nas nossas vidas, nos fazer cair, levantar e cair de novo? Por que as mesmas pessoas caem toda vez? Poxa! Vendo pessoalmente dá pra perceber que o cair no espírito e o próprio Deus se contradizem totalmente. É bagunça velha! Acho que é algo psicológico, sem ter nada a ver com Deus ou com o diabo.

alfa disse...

Caros leitores por favor leiam o capito 29 de Isaías e vcs ali vera a verdade sobre a manifestação do espirito Santo em relação a dançar, pular, e a cair no poder que e relatado nesses textos. ou vivemos a bíblia ou vivemos a nossa acheologia.

Anônimo disse...

me perdoe mais, se o cair no espirito é uma forma de emoção coletiva, provocada pelas musicas e apelos 90% dos comportamentos da igreja pentecotais também, a mesma coisa o dom de linguas .

Anderson Cruz disse...

E quanto as pessoas que caem sem nenhuma motivação humana ?

Anônimo disse...

É triste ver o cenário evangélico nos dias atuais. Nada de ordem,nada de descencia,puro apelo as experiências emotivas. As experiências exoticas ds tal falado cair no espírito tomam quase que 80% do tempo nos cultos. A Biblia afirma que fomos feito a imagem e semelhança de Deus,não posso crer que Deus deprecie tanto o ser humano feito a Sua imagem para o por a rolar pelo chão, a mover-se freneticamente,a imitar animais. Se acontecem milagres..dizem :ohhh, a mao de deus está aqui e ali.(fariam muitos sinais e maravilhas,enganariam a muitos). Lutemos contra tal movimento que fere a Palavra do Senhor Deus, q tem distruido a vida de tantas pessoas.

messias disse...

O que tem se observado nestas pessoas que caem no "ESPÍRITO" e que não há mudança de vida.
Sou vítima desses exageros;cairam por cima de mim no momento que eu estava orando com os meus olhos fechados e fraturei o tornozelo esquerdo.

Flávio disse...

Estranho, EU só vejo pentecostais caindo no espirito, e não neopentecostais, sou da igreja da graça, e chegou uma assembleiana aqui falando que veio pra nossa igreja porque tava cansada de cair no espirito na assembleia...

Malafaia é da assembleia e defendeu o cair no espirito, havia uma pastora na minha igreja que era a favor disso, mas ela foi retirada do seu cargo de pastora

Uma pessoa que caia no espirito com essa ex pastora, passou a ficar possuida por demonios...