Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Evangélica, Marina não tem apoio da Assembleia de Deus


Leia a notícia abaixo. Comento no final.

Por MARSÍLEA GOMBATA, do Portal Terra (http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4448096-EI15315,00.html)

A Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil, com 8,4 milhões de fiéis segundo o Censo de 2000, não apoiará a pré-candidata à presidência da República Marina Silva (PV). "O fato de ser evangélica e candidata não é suficiente para a igreja apoiá-la", afirmou o pastor Joel Freire, que trabalha como missionário da Assembleia de Deus nos Estados Unidos. Filho de José Wellington - presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) e suplente de Orestes Quércia (PMDB) -, Freire ressalta que Marina precisaria de "outros atributos", como ser "conhecida pela comunidade evangélica e provar que poderia ser presidente".

Evangélica desde 1997, Marina Silva é filiada à Assembleia de Deus, que possui uma estrutura complexa. A igreja, cuja origem data da década de 10 em Belém do Pará, é divida em centenas de ministérios. Divergentes entre si, eles mantêm pouca unidade política e ideológica e, provavelmente, não terão o mesmo candidato nessas eleições. Apesar de não revelarem abertamente a escolha, é quase certo que o eleitorado evangélico se dividirá entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), tendendo mais para o tucano.

"As pessoas votam, cada vez mais, a partir da preocupação instrumental, do que dá fruto, do resultado imediato", afirmou Gedeon Alencar, especialista em ciência da religião e presbítero da dissidente Igreja Assembleia de Deus Betesda em São Paulo. Ele observa ainda que será diferente essa eleição: "Os evangélicos vão se dividir. Há duas décadas os evangélicos foram contra Lula, era mais definido".

Para Alencar, ganha apoio quem tem algo a oferecer. "Mesmo Marina tendo uma marca da Assembleia de Deus, no encontro em Santa Catarina (em maio), quem foi convidado para falar foi o Serra", disse. "Marina teria dinheiro para patrocinar? Não tinha. Então se dá ênfase para quem tem dinheiro para financiar", afirma.

Caráter laico

Lideranças do PV em São Paulo acreditam que o fator religião pode ajudar na conquista de mais votos. "Evidente que há uma identificação com os cristãos. Quero crer que isso pode ajudar", disse Maurício Brusadin, presidente do diretório do PV em São Paulo.

Mas é o discurso de tom laico que demonstra, para o cientista político da Unesp, Marco Aurélio Nogueira, o quanto a pré-candidata tenta "driblar e neutralizar" esse ponto.
"A fé é mais um ônus do que um bônus para ela", afirma. Para Nogueira, o fato de Marina ter opiniões de fundo religioso pode afastar um tipo de eleitor "mais racional", que apoiaria a causa do desenvolvimento sustentável. "Hoje, mais atrapalha do que ajuda. Tanto que ela não esta trabalhando esse ponto. A vitória dependerá muito das questões que vai privilegiar na campanha".

Comento:

Quem lê este blog já sabe: Defendo as igrejas evangélicas não deveriam apoiar NENHUM candidato. Mas pelo que vejo, a CGADB, com sua sanha politiqueira, vai acabar apoiando um dos presidenciáveis. Muitos pensaram que a CGADB apoiaria a candidada assembleiana, não é mesmo? Ora, pela primeira vez na história um membro da Assembleia de Deus concorre ao cargo mais alto da República. Mas quem pensou assim estava enganado! Como vocês leram na reportagem, o pastor Joel Freire da Costa, filho do pastor José Wellington Bezerra da Costa, é suplente de Orestes Quércia, do PMDB, que concorrerá ao Senado na chapa do tucano José Serra. A família Costa também tem a vereadora paulistana Marta Costa, do Democratas, que é o um dos partidos aliados de Serra. Ou seja, o critério de escolha da CGADB será a conveniência política da família Costa? Se isso se confirmar, será simplesmente mais um ato vergonhoso.

Simpatizo com José Serra. Acho que é um homem preparado para governar o país neste momento de nossa história. Discordo de algumas de suas ideias, com o intervencionismo no Banco Central, mas é um político articulado e experiente. Agora, sou TOTALMENTE CONTRA um apoio ao Serra por parte da CGADB. Também simpatizo com Marina Silva. Uma política que não se envolveu com nenhum dos grandes escândalos do seu antigo partido, o PT. Respeitada em todo o mundo por sua luta pelo meio ambiente, Marina Silva é equilibrada, mesmo tendo alguns radicais de extrema-esquerda ao seu lado. É articulada e inteligente. Agora, sou TOTALMENTE CONTRA um apoio à Marina Silva por parte da CGADB.

Agora, como a CGADB sempre indica alguém mesmo, não é mais coerente apoiar a presidenciável assembleiana?

15 comentários:

Cícero Leandro Júnior disse...

A paz do Senhor!

Oro a Deus para que nas próximas eleições da CGADB haja uma nova opção, apontada por Deus, para estar à frente da organização.

A politicagem atinge níveis extremos na Convenção Geral, e ninguém parece se importar com isso. Por isso peço a Deus para apontar um novo caminho, e perservar a AD até a próxima eleição, pois se continuar nesse ritmo, veremos mais divisões ainda.

Em Cristo.

Paulinho Adorador disse...

Defendo também que os nossos pulpitos não sejam usados como plataforma eleitoreira de ninguém, seja crente ou não.
Mas creio que seria interessante para nosso país ter alguém temente a Deus no poder. Como cristão tenho buscado de Deus orientação sobre o meu voto, porque se votar em Dilma significa concordar com essa política supostamente assistencialista e corrupta do PT, votar em Serra significa voltar ao tempo da política surda e não menos corrupta dos tucanos.
Acredito que a senadora Marina SIlva seja uma pessoa preparada, isso é fundamental pois, o fato dela ser cristão simplesmente não faria que o meu voto fosse dela.
Acredito ainda que os pastores devem orientar seus rebanhos para buscarem de Deus a direção sobre o voto sem induzir ninguém a votar no canditado A ou B. Coisa difícil nos nossos dias.

William Pessôa disse...

Pois é Gutierrez, agora quero ver a família Costa encabeçar a pedição de votos junto ao "curral eleitoral belemita", com o lema: IRMÃO VOTA EM IRMÃO".

E descaradamente imporem aos feís assembleianos e belemitas, a sua prepotência ao pedirem votos, dizendo como o foi na última eleição pra vereador, onde afirmavam que a vereadora "X", precisava apenas de tantas orações, que correpondia ao seu número tipo 40.123 e davam risadas, o que me dói é que tudo isto em cima do Púlpito, lugar que deve ser usado para pregação da Palavra e em meio a culto que dizem ser cristocêntrico, mas acaba sendo antropocêntrico.

Vamos incentivar a membresia a denunciar abusos eleitorais dentro de nossas igrejas.

Até postei também a referida matéria em meu humilde blog (assembleianosreformados), te adianto que aqui em terras de Jorge Amado já aconteceram reunões para a fundação de um partido político exclusivista da assembléia de Deus, já dá pra percebemos onde a coisa irá parar.

Mais uma vez, parabéns pelo seu blog, quase sempre passo por aqui, me deliciando ora mais ora menos com os seus post´s.

Obs: Cuidado, mentes pensantes, prequestionadoras e formadoras de opinião, não deixam permanecer muito tempo em liberdade, rsrsrsrsrs, resquícios do coronelismo nordestino ainda imperando em terras paulistas, rsrsrsrs

forte abraço

Att.

William Pessôa

Matias disse...

e o r.r. soares e seus filhos tambêm já foram recebidos pelo Lula. É o apoio a Dilma.
As igrejas não estão preocupados com as propostas sociais dos candidatos. Nem com a ética defendida por eles. Apóiam quem lhes promete favor.
Eu é que vou parar de apoiar as igrejas!
Aos poucos vou começar acreditar que não existe mais dom de profecias... Cadê os profetas de hoje em dia?

Cleber disse...

Matias,
tem profetas sim...

Discordo da Neuza Itioka em algumas coisas como os atos proféticos que ela faz.

Mas ela tem um discernimento espiritual tremendo.

Ela tem denunciado a corrupção da igreja.

Veja:
http://www.agapereconciliacao.com.br/v3/p_presidente.asp?expandable=0

charles disse...

Eu gostei, de certa forma mostrou que assembleiano não vota em assembleiano por ele ser assembleiano.

Agora, eu ainda acho que Marina é um plano B do PT.. ela saiu de lá, mas ainda deve ter alguma relação sentimental, além do mais, cada voto para Marina fortalece a Dilma contra o Serra...

Eu voto no Mário de Oliveira, que é centro-direita... mas segundo turno vou de Serra... sei que votar nele enfraquece o Serra, mas o Mário é a única direita no Brasil e pouca gente o conhece, ficaria felicíssimo se a CGADB o apoiasse...

Leandro Araújo disse...

tmb acredito que se for para apoiar alguém, deveria ser alguém de dentro.... mas a "família" já tá envolvida até o pescoço com toda a sujeira do PSDB e dos Demos.

Como a candidata do governo é uma reacionária de quem devemos temer suas ações futuras, e o candidato da oposição é o rei da mentira e lambança (seu passado condena mais do que todos os outros presidenciáveis), então a irmã Marina é a única opção.

Num segundo turno com o candidato do porquinho e a reacionária liberal e homossexual, acabarei optando pelo partido que beneficiou verdadeiramente a classe mais pobre neste país enquanto esteve no poder.
Ainda que não goste dela... Mas minha esperança é que Marina esteja com o porquinho no segundo turno...Aí vai ser uma lavada!

Matias disse...

Cleber, bom te ver neste fórum...
só foi "sarcasmo" a questão de não acreditar em profetas. Quanto a Neuza Itioka, ela ainda, apesar de não concordar com tudo que ensina, é uma pessoa séria e comprometida com os valores do Reino de Deus.
Tenho sido muito abnçoado pelo ministério desta mulher de Deus, que inclusive foi professora da minha esposa quando ela ainda era adolescente.
Acho que Neuza Itioka não se iria deixar iludir pelo "brilho" dos políticos e enxerga o que existe atrás de nossa política corrupta e injusta!
Abraço,
Matias

Moyses Alexandre de Godoi disse...

Se nem nas eleições da própria CGADB, não houve coerência e cárater; imaginem se haveria nas eleições seculares!? Minha opinião é que crente sabe que esse sistema de coisas está por chegar ao fim, e ao invés de tentar pessoalmente mudar as coisas no cenário político; devem somente orar por isso, e atuar pessoalmente na Seara do Senhor!!!
Homem algum aliviará o fardo dessa nação, somente JESUS CRISTO pode mudar as coisas...

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres, paz!

Em se confirmando isso e/ou aquilo... apenas teremos mais uma prova da degradação das instituições denominacionais evangélicas desse País...
.
O que conta são os interesses descarados do poder temporal...
.
Que droga!
.
Será que essa pastorada não sabe que não deve misturar ministério com política-partidária em qualquer nível que seja?
.
Pastor não pode e nem deve ser candidato a nada na política-partidária... nem tampouco deve ficar agrilhoado aos políticos e aos partidos por qualquer razão que seja. Orientar o povo de Deus a votar conscientemente, e fazer o mesmo é o dever pastoral...
.
Que droga!
.
Isso tá alastrado pelo País afora... pelas Igrejas Evangélicas a fora...
.
Que droga!
.
Esse José welington pelo visto deveria ser banido da presidência de combalida CGADB. Ou ele é integro e eu é que tô "metendo os pés pelas mãos"?

Josué Nogueira disse...

A Paz do Senhor
Sou totalmente contra a utilização dos púlpitos da igreja como palanque, mas pelo que percebo esta é uma tendência, algumas lideranças acreditam que podem influenciar os irmãos, mas pelo que eu observo na minha pequena cidade estão equivocados.
Em Cristo
Josué Nogueira

Guilherme Cunha disse...

Que tristeza, seria bom a CGADB - Apoiar a Marina, teria um pouco mais de chances.

Agora entre os outros dois (Dilma e Serra), espero realmente que Dilma possa ganhar, apesar de minhas divergências em relação a candidata petista, é melhor do que colocarmos novamente um "FHC" disfarçado de boa indule no comando novamente.

Paz.

mikael disse...

paz caro gutierres ...
" sabendo que este glog é aberto a ideias " pois bem temos um ditatado " politica e religião não se misturam "
acredito sim que uma pessoa com principios cristão , para a republica seria muito bom , mas estamos tambem falando da administração de um pais ...
as igrejas e os seus conselhos " cgadb " devem orientar e não manipula ou mesmo vender os seus rebanhos para os beneficios proprios ...

Wilson Lopes disse...

A paz,

Fico pensando como Deus esta vendo tudo isso que esta acontecendo no meio evangelico e posso dizer que ele com certeza esta triste e muito triste.
Podemos ver mediante alguns comentarios e ate a materia sobre o não apoio a Marina por uma parte dos evangelicos denominados Assembleia de Deus.
Falamos que Deus esta restaurando tudo para sua vinda e acredito que sim e em todas as areas esquecemos que tivemos homens que ocuparam cargos politicos e foram bem sucedidos na Biblia, posso citar JOSE sem nenhuma experiencia e despresado pela sua familia (irmãos) chegou a governar o Egito e o fez muito bem, posso citar tambem DANIEL e o grupo que foi junto para o cativeiro na babilonia e eles ocuparam cargo politico e não se contamiram com tudo aquilo que ocorria naquele lugar ao ponto para nossa surpresa o proprio rei falou que o Deus de DANIEL iria livra-lo dos leões.
Nos falamos em unidade mas as igrejas não tem e nem vive isso ficam presas a bandeiras denominacionais e CRISTO fira buscar uma igreja santa e remida não uma igreja A ou B. e uma pena pois nos matamos nossos soldados e aqueles que deveriam fazer a diferença no mundo estão se contaminando com ele.
que Deus possa nos abençoar e nos levar a um entendimento que juntos poderiamos mudar muita coisa que hoje reclamamos lembre-se da torre de babel que aquelas pessoas juntas iriam fazer?? Foi preciso o SENHOR vir e mudar o planos deles pois eles seriam vitoriosos se continuassem com o mesmo objetivo unidos.
pensem no que Deus poderia fazer a favor das pessoas se estivessemos unidos em um mesmo proposito!!!

Wilson.

emerson maia disse...

fico envergonhado da atitude do presidente da assembleia de deus ,então ele não vai apoiar a marina , so porque é suplente do orestes ,ele so quer poder ... muito bonito pastor....o senhor esta me saindo um otimo falso profeta , participo da sua igreja , que pessimo exemplo pastor ,bem que o malafa fez... vai se converter pastor farizeu.............