Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 14 de agosto de 2010

Deus e deuses

Portanto, meus amados, fugi da idolatria (I Co 10.14)

Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia (Jn 2.8)

Meu Deus, como somos idólatras, pois estamos constantemente adorando falsos deuses. Adorando em músicas, em pregações e principalmente em orações. Adoramos um deus que não é o Deus da Bíblia. Adoramos um deus que é diferente daquele revelado pelo Logos. Vejamos alguns desses deuses:

  1. O deus carrasco

Esse deus está esperando o seu fracasso espiritual. Ele tem prazer em vê-lo cair no pecado. Está roendo as unhas para puni-lo. A santidade desses deus nada mais é do que malícia.

  1. O deus “gênio da lâmpada”

Esse deus precisa que você descubra os “segredos da determinação”. Você necessita desvendar o modo como atiçá-lo para abençoar a sua vida com bens materiais. Esfregue a lâmpada e terá o seu pedido atendido.

  1. O deus mercantil

Esse deus é movido a dinheiro e holocaustos. Quando mais você paga em ofertas e sacrifícios mais benefícios obterá. Esqueça a arara das notas de dez, sacrifique o peixe garoupa de cem reais. A relação desse deus é de causa e efeito: Mais sacrifícios, mais bênçãos!

  1. O deus bonachão

Esse deus é bobão. Ele diz que ama, mas não corrige. Ele mima os seus filhos. Tudo está muito bem para esse deus. O grande problema é que seus filhos mimados se acham deuses. Ele deixa os seus filhos soltos, sem nenhum cuidado. Não há laços reais.

Vejam só, quantos deuses estranhos. Mas o Deus da Bíblia é tão diferente desses deuses. Ele ama, corrige, educa, abençoa sem merecermos, nos cobra um compromisso de amor, mas nos ama incondicionalmente.

5 comentários:

Deby disse...

Muito interessante.

Bjs Gutierres, ("menino de puro")

Robson disse...

Se você analisar melhor, o deus gênio da lâmpada e o deus mercantil são os mesmos. A forma de atiçar o primeiro sempre é fazendo os sacrifícios descritos no segundo.

E não entendi o primeiro deus, o deus carrasco. Não consegui ver paralelo desse deus no que é pregado nas igrejas hoje? A que grupo você se refere?

Gutierres Siqueira disse...

Robson,

O "deus carrasco" é pregado principalmente em comunidades legalistas, que atribuem uma punição de Deus para tudo. São igrejas onde a pregação da graça é ausente. Exemplo disso é a Igreja Pentecostal Deus é Amor, onde deixá-la por outra igreja é um ato exposto para a rápida punição de Deus, seja com doenças e até com a morte.

Gutierres Siqueira disse...

Obrigado Deby pelo apoio...

Abraços

Robson disse...

Humm, entendi.