Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 22 de maio de 2011

A escatologia enlouquecida não é exclusividade do Family Radio

Mais um grupo marcou a volta de Jesus e errou, como já era esperado. Mas a escatologia enlouquecida não é exclusividade do Family Radio. Já ouvi várias barbaridades escatológicas nos nossos púlpitos. Evidente que nenhuma delas chega nos exageros observados nessa seita. Mas é necessário muito cuidado com a mensagem escatológica.

Jesus foi muito claro: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mt 24.36 NVI). Isso é um princípio: Não é possível datar a volta de Cristo! Ele virá, mas não sabemos quando! Jesus falou hora e dia, mas isso não significa que seja possível definir o mês ou o ano. Qualquer marcação é absurda!

Somos a última geração antes do arrebatamento”

É comum ouvir essa frase em muitos cultos pentecostais. Ora, quem disse? Uma geração é avaliada em 25 anos. Então, essa pessoa está dizendo que Jesus voltará no máximo em 25 anos. Isso é ou não é uma marcação da volta de Cristo? Evidentemente que essa frase não deveria ser pronunciada por quem leva as palavras de Jesus a sério!

Jesus me revelou que vou ver o arrebatamento”

Essa pessoa está dizendo que Jesus voltará antes de sua eventual morte física. E esse, também, se acha muito especial! Não é verdade? Talvez esse ache que é um novo Enoque, mas Enoque "andava com Deus" (Gn 5.24).

Estamos na última hora”

"Ultima hora" na Bíblia é um intervalo não definido de tempo. Não se refere a uma geração ou uma década, como alguns pregadores tentam passar. Talvez estejamos nos últimos segundos, mas afirmar isso com convicção é uma ousadia irresponsável quando traz o sentido de geração. É uma espécie de marcação. Quando João fala que estamos na última hora (1 Jo 2.18) ele se referia ao intervalo entre a primeira vinda e a segunda vinda de Cristo, como fica claro no contexto: "Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora". Não falava no sentido que somos a última geração.

_________

É claro que a mensagem escatológica no Novo Testamento é sempre de iminência. Pregar a iminência da volta de Cristo, como se Ele fosse voltar ainda hoje, é uma coisa. Outra coisa é afirmar “com certeza” que Ele voltará ainda nesta geração. Há diferenças enormes entre iminência e marcação velada!

7 comentários:

Gutierres Siqueira disse...

Amigos,

Para uma apresentação geral das várias interpretações sobre o termo "última hora" do apóstolo João, leia:

STOTT, John. I, II e III João: Introdução e Comentário. 1 ed. São Paulo: Edições Vida Nova, 1982. p 93-95.

Nenhuma das interpretações admite que João queria "adivinhar" um período limite para a volta do Senhor!

Clébio Lima de Freitas disse...

Caro Gutierres,

A pregação pentecostal deixou, há muito tempo, de ter ênfase no arrebatamento da igreja e há até pregadores dizendo que Jesus não voltará tão cedo porque eles ainda não pregaram no congresso dos GMUH, assim como prometeu em "profecia"! Por outro lado, vemos grupos heréticos como esse que tentam marcar o dia e a hora em que Cristo voltará. O certo é que Ele pode voltar a qualquer momento. Não devemos esperar que o Evangelho seja pregado em todo o mundo (isso poderá ocorrer depois do arrebatamento), nem que a "promessa" seja cumprida (a promessa do arrebatamento é maior que qualquer profecia acerca da nossa chamada), mas devemos esperar que Ele volte a qualquer tempo! Parabéns pela postagem, sempre objetivo e centrado nas Escrituras!

Atenciosamente,

Clébio Lima de Freitas

zwinglio rodrigues disse...

Gutierres, paz!

Problematizando:

a Igreja primitiva acredita no retorno de Cristo em seu tempo?

Victor Leonardo Barbosa disse...

Tal tipo de "escatologia" influencia a cabeça de muita gente, grande Gutierres, neste último domingo pude constatar no meio da rua quando dois adolescentes pararam eu, Nilton e outro irmão em Cristo me pedindo o significado de um texto de Apocalipse.

Um dos rapazes estava tão confuso que parecia crer que o fim do mundo estava próximo e ele teria um papel importantissímo nesse processo. Que Deus derrame sua graça neste rapaz e nos guarde desse mal!

Forte abraço!

Renato disse...

Jesus não voltará antes que o homem do pecado se manifeste. Paulo deixou isso claro.

Gutierres Siqueira disse...

Zwinglio, a paz!

Sim, mas como possibilidade. Assim como cremos hoje.

Anônimo disse...

a iblia marca a volta de cristo apocalpse 21;20[ Aquele que testifica estas coisas diz: ´´Certamente cedo venho´´. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.