Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 7 de maio de 2011

Lição 06 - Dons que manifestam a sabedoria de Deus

Subsídio escrito pela equipe de educação da CPAD

Texto Bíblico: Atos 16.16-24

INTRODUÇÃO
I. OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
II. A PALAVRA DA SABEDORIA
III. A PALAVRA DA CIÊNCIA E O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
CONCLUSÃO

Prezado professor, o tópico II da lição fala a respeito dos tipos de sabedorias que influenciam o homem na sociedade contemporânea. São elas: a satânica, a humana e a divina. No contexto atual o crente em Jesus deve exercer suas ações mediante a sabedoria do alto. Para isto devemos estar sempre disponíveis para cultivar um relacionamento mais íntimo com Deus. Para distinguir a sabedoria divina do dom da palavra de sabedoria apresente os seguintes conceitos de sabedoria:

Sabedoria satânica é sempre empregada com o propósito maligno. Existem pessoas dotadas de sabedoria diabólica, que fazem de tudo para alcançar seus propósitos. A sabedoria satânica se caracteriza pela inveja, sentimentos facciosos, etc (Tg 3.14-16; Ez 28.12-17).

Sabedoria humana ou natural limita-se aos interesses da vida. A sabedoria humana concerne preponderantemente à vida presente. Tal sabedoria pode levar o homem a ter sucesso em diferentes áreas. Todavia, o homem pode possuir grande sabedoria humana e, contudo, não conhecer a Deus (Lc 14.28-32).

Sabedoria divina se caracteriza por adotar os melhores meios possíveis para promover a grandeza do reino de Deus. É a sabedoria evidenciada pelo homem espiritual e não se confunde com a sabedoria natural. Esta sabedoria de Deus não é o dom especial do Espírito (palavra de sabedoria), pois a sabedoria é essencial a todos: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente” (Tg 1.5). Através da Escritura, todos os servos de Deus são encorajados a buscar esta sabedoria, que é uma necessidade na diária. A sabedoria divina é tremendamente necessária à igreja para o uso correto dos dons de Deus.

Conclua o tópico dizendo que a sabedoria divina não pode ser confundida com o “dom da palavra da sabedoria”. Esta é uma habilitação sobrenatural do Espírito Santo. No entanto, todos devem buscar a sabedoria de Deus através das Sagradas Escrituras. Boa aula!

Nenhum comentário: