Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Edir Macedo perturba um país africano miserável!

Sede da Igreja Universal em Maputo, capital de Moçambique. A miséria da prosperidade!

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Edir Macedo certamente é a maior aberração que os evangélicos brasileiros produziram. Eu sei que não é bom citar nomes, pois combatemos ideias e não pessoas, mas a figura de Edir Macedo é altamente representativa daquilo tudo que devemos evitar. Qual “bispo” que reúne “atributos” como a pregação pelo aborto, a confissão positiva, o sincretismo religioso, os métodos obscuros de arrecadação financeira etc.? É muita heresia para um homem só!

A revista Carta Capital, da última semana, traz uma interessante reportagem (algo raro nesse periódico) sobre a expansão da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Moçambique, um país africano de colonização portuguesa (leia um trecho aqui). A matéria mostra como o império de Edir Macedo já possui a maior emissora daquele país e com amplas relações com o governo local e até com o judiciário.

Moçambique é um país onde 90% da população “vive” abaixo da linha da pobreza. No Brasil, que não é nenhum paraíso prospero, esse número é de 8%. Apesar de toda miséria daquele lugar a IURD tem uma pregação agressiva sobre prosperidade material mediante os “sacrifícios da fé”. Muitos moçambicanos, que misturam superstição com desejo de uma vida melhor, doam parte do pouco que possuem para a IURD.

Moçambique é um país altamente místico e a IURD é especialista em manipular símbolos religiosos como parte de sua própria liturgia com o propósito de arrecadar dinheiro. No Brasil, a IURD já não faz o mesmo sucesso da década de 1990, em parte por causa do crescimento da concorrência e, em parte, pela estabilidade econômica. Bom seria se a causa fosse o crescimento do evangelicalismo bíblico, mas...

E só podemos concluir: como o juízo de Deus vai encarar a exploração da miséria alheia para enriquecimento pessoal? Difícil saber, mas certamente não será nada bom!

--------------------

Veja abaixo uma reportagem produzida pela Christianity Today sobre as falácias do "evangelho'' da prosperidade na África.

5 comentários:

Daladier Lima disse...

A Carta Capital está unha e carne com Edir Macedo, porque este último é unha e carne com o PT! Infelizmente, está sobrando promessa e faltando Jesus nesta jogada neopentecostal.

Eduardo disse...

Gutierres, sobre a influência da teologia da prosperidade na África, o site do Caio Fabio traz algum material também, principalmente sobre as consequencias dessa teoLogia na Nigéria, e como as crianças sofrem perseguição ao serem dadas como bruxas por pastores adeptos desse desvio teológico.

Daniel Meurer disse...

Outra titulo levemente diferente para o post poderia ser: "Edir Macedo perturba país africano, miseravél!(rsrs)

luiz fernando disse...

claro se o edir etiver manipulando, ele vai dar conta disso ao senhor, ele sabe que tem que pregar o evangelho, até uma pessoa que não é cristã tem mais ou menos uma ideia de como deve ser um evangelismo.
se ele estiver usando o nome de jesus para lucrar, certamente ele esta sendo pedra de tropeço, e jesus disse que bom seria ter amarrado uma pedra no pescoço e se jogar no precipicio do quer ser pedra de tropeço para uma pessoa...

se o alvo não é a salvação de jesus cristo esta sendo pedra de tropeço... bom o fim nós sabemos....

Sérgio Cerqueira disse...

Macedo não só é a favor do aborto, mas o é por razões eugenistas - para conter a pobreza (ou os pobres).