Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Seminário Martin Bucer (SMB) no Brasil

Caros leitores, abaixo segue um informativo sobre o Seminário Martin Bucer no Brasil. É um projeto que o meu amigo Matias Heidmann idealizou juntamente com outros pastores e teólogos. O Blog Teologia Pentecostal apoia esse projeto. 

-----------------------------

"Seminário Martin Bucer (SMB) desenvolveu um currículo para fornecer ao líder cristão a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos teológicos e práticos e ainda participar de uma efetiva rede de contato com outros líderes das mais diversas denominações brasileiras. Tudo isto sem comprometer sua agenda profissional, ministerial e, acima de tudo, familiar." Franklin Ferreira, diretor acadêmico do SMB.

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Telefone: (0xx12) 3021-3013

E-mail: seminariomartinbucer@gmail.com


Quem são os professores? 

O corpo docente do SMB é composto de pastores e professores brasileiros, alemães e americanos, qualificados academicamente (a maioria com mestrado em teologia), com experiência ministerial e acessíveis ao aluno. Durante os encontros, os professores estarão disponíveis para aconselhamento e podem ser procurados para ajudar com a vida espiritual, relacionamentos familiares e desenvolvimento ministerial.

ALAN DOYLE MYATT Bacharel em História e Psicologia pela Vanderbilt University, Tennesse, EUA, Mestre em Divindades pelo Seminário Batista Conservador, Colorado, EUA, e Ph.D. em Estudos Religiosos e Teológicos pela Denver University/Iliff School of Theology, Colorado, EUA. Leciona teologia sistemática, apologética e ética cristã.

FRANKLIN FERREIRA Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Atua como Consultor Acadêmico de Edições Vida Nova e Diretor Acadêmico do SMB (Studienleiter Brasilien). Leciona culto cristão, catequese pastoral, teologia sistemática, história da igreja, forma e estrutura da igreja e exposição bíblica do NT.

GILSON SANTOS DE SOUZA Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Fluminense e Licenciado em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC), em Campos dos Goytacazes-RJ, e atualmente cursao Bacharelado em Psicologia na Universidade Paulista (UNIP). É pastor da Igreja Batista da Graça, em São José dos Campos-SP. Leciona culto cristão, teologia sistemática, história da igreja, aconselhamento, ministério pastoral, pregação expositiva, forma e estrutura da igreja e exposição bíblica do AT e do NT.

JONAS MADUREIRA Bacharel em Teologia pelo Seminário Betel Brasileiro e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel e Mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutorando em filosofia pela USP e pela Universidade de Colônia, Alemanha. É pastor da Igreja Batista Fonte de Sicar em São Paulo-SP e editor de Edições Vida Nova. Leciona teologia sistemática, apologética e exposição bíblica do AT e do NT.

JUDICLAY SILVA SANTOS Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. É pastor da Igreja Batista Betel de Mesquita-RJ. Leciona teologia sistemática, história da igreja, panorama bíblico do AT e exposição bíblica do AT.

KEN DAVIS Bacharel em Engenharia Eletrônica pelo Michigan Technological University, EUA, e Mestre em Teologia pelo Dallas Theological Seminary, Texas, EUA. É Diretor Executivo de Edições Vida Nova e presbítero da Primeira Igreja Batista em Jardim das Imbuias, São Paulo-SP. Leciona hermenêutica, pregação expositiva, forma e estrutura da igreja, exposição bíblica do AT e do NT e implantação de igrejas.

MARILENE FERREIRA Bacharel em Educação Religiosa pelo Instituto Batista de Educação Religiosa e Bacharel em Pedagogia pela UERJ. É coordenadora pedagógica do MBS. Leciona disciplinas na área de educação cristã no sistema in church training.

MATIAS HEIDMANN Bacharel em Teologia pelo Martin Bucer Seminar, Alemanha. Fez cursos teológicos no STH, em Basel, Suíça, e no Seminário Teológico Batista Nacional, em São Paulo-SP. Atualmente cursa MBA Banking na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo-SP. Leciona teologia sistemática, ética cristã e ministério pastoral.

PAULO CÉSAR DO VALLE Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e Bacharel em Linguística pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase, e atualmente cursa o Mestrado em Vernáculas na UFRJ. É pastor da Igreja Batista de Fé Reformada, em Volta Redonda-RJ. Leciona hermenêutica, panorama bíblico, língua e literatura, forma e estrutura da igreja e exposição bíblica do AT e do NT.

THOMAS SCHIRRMACHER é Mestre em Teologia pela Staatsunabhängige Theologische Hochschule Basel na Suíça, Dr.theol. pela Theological University of the Reformed Churches em Kampen, na Holanda, Ph.D. em Antropologia Cultural pela Pacific Western University, em Los Angeles, EUA, Th.D. em Ética pelo Whitefield Theological Seminary, Florida, EUA, e Dr.phil. em Sociologia da Religião pela Universität Bonn, Alemanha. É reitor do Martin Bucer Seminar. Leciona teologia sistemática, apologética e ética, especialista em sociologia da religião e atuante na área dos direitos humanos e liberdade religiosa.

TIAGO DOS SANTOS é Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba. Atualmente faz seu Mestrado em Divindade no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É diácono da Igreja Batista da Graça, em São José dos Campos-SP e Editor-chefe da Editora Fiel. É o Deão do SMB. Leciona teologia sistemática, ética cristã, forma e estrutura da igreja e exposição bíblica do AT e do NT.

TITUS VOGT Lic. theol., Mestre em Teologia pela Staatsunabhängige Theologische Hochschule Basel, Suíça. É deão dos programas internacionais do Martin Bucer Seminar. Leciona hebraico, grego, teologia sistemática, história da teologia e ética cristã nos diversos centros de estudos do Martin Bucer Seminar.

WILSON PORTE JR. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e Mestre em Teologia pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pastor da Igreja Batista Liberdade em Araraquara-SP. Leciona grego, hebraico, teologia sistemática, ética cristã, pregação expositiva, história da igreja e exposição bíblica do AT e do NT.
A quem se destina?

Aos interessados de fala portuguesa que residem ou não no Brasil. O SMB visa atender a demanda por parte de líderes evangélicos que estão inseridos no mercado de trabalho secular, mas ativamente estão envolvidos no ministério cristão e desejam aprofundar seus conhecimentos práticos e teológicos.

Por essa razão, os estudos são organizados de forma que permita que o estudante possa participar ativamente do curso sem comprometer sua agenda profissional, ministerial e, sobretudo, familiar. Evidentemente, ministros cristãos de tempo integral são igualmente bem-vindos para estudar conosco!

O Seminário Martin Bucer é vinculado a alguma organização?

O SMB é uma extensão do Martin Bucer Seminar (http://www.bucer.de/) na Alemanha. Seu alvo é equipar pastores e liderança cristã em geral para as igrejas evangélicas brasileiras. O SMB está aberto para firmar parceria e intercâmbio com igrejas locais do Brasil, EUA, Inglaterra e Alemanha, assim como com organizações evangélicas que sejam comprometidas com a fé cristã ortodoxa.

Que é o Martin Bucer Seminar na Alemanha?


O Martin Bucer Seminar é um seminário teológico reformado, fundado na Alemanha pelo teólogo Dr. Thomas Schirrmacher. Seu ensino está ancorado na fé reformada como exposta nas suas principais confissões de fé.

Hoje o Martin Bucer Seminar tem nove centros de estudo em cinco países do mundo (Alemanha, Turquia, Áustria, Suíça e República Tcheca). O MBS, sigla pela qual é conhecido, tem oferecido os graus de Bacharel e Mestre em Teologia, com ênfases de pesquisa nas áreas de ética, dogmática, estudos islâmicos, missões e liberdade religiosa.

Por que o nome Martin Bucer?

O reformador Martin Bucer, nasceu em Sélestat, na França, em 11 de novembro de 1491. Por meio da influência de Martinho Lutero, deixou o catolicismo em 1518. Foi atuante na região do Baixo Reno, na Alsácia.

Em 1549 ele aceitou lecionar na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, como professor de teologia, onde foi instrumental na segunda revisão do Livro de Oração Comum.

Morreu em Cambridge, Inglaterra, em 28 de fevereiro de 1551, aos 59 anos de idade, tendo influenciado fortemente as tradições luterana, calvinista, anglicana e puritana, sendo celebrado como um dos pioneiros do ecumenismo evangélico.

Foi tambêm o único reformador que procurou a unidade com os anabatistas e outros grupos independentes. Martin Bucer foi um fervoroso defensor da unidade da igreja.

Assim sendo, Martin Bucer é fonte de inspiração para o seminário, que quer contribuir para a unidade dos cristãos evangélicos, tendo como base a fé reformada e o estudo renovado da Palavra de Deus.

Se você mandar um e-mail para seminariomartinbucer@gmail.com você recebrá um PDF com esses e outros detalhes.

Martin Bucer Seminar: Startseite
www.bucer.eu

2 comentários:

Cristiano Silva disse...

saÓtima notícia. Também conheço o trabalho deste seminário, e alguns que trabalham lá. Muito bom!

Edinei Siqueira disse...

Creio que este projeto será uma benção para nossas vidas.

Edinei