Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 19 de maio de 2013

Como definir um “pentecostalismo saudável”?


Por Gutierres Fernandes Siqueira

Se nós estamos indo a acabar com o padrão do Novo Testamento para uma espiritualidade cristã de acordo com a nossa própria experiência ou de nossas próprias opiniões, aonde vamos parar? [Donald Gee] 1

Uma leitora me perguntou sobre como definir um pentecostalismo saudável. Bom, eu arrisco dois pontos:

1. Eu definiria “pentecostalismo saudável” como mero cristianismo “acrescido” de carismas. Uso as aspas porque os carismas não são acréscimos para a doutrina cristã, mas parte da graça divina derramada sobre a Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo. Além disso, o pentecostalismo defende a ideia da “segunda graça”, onde o homem regenerado e habitado pelo Espírito Santo é capacitado para o exercício do serviço cristão. Igualmente, tal serviço visa a edificação da Igreja e a evangelização.
2. O pentecostalismo saudável é aquele onde os dons do Espírito visam exclusivamente a edificação da Igreja como o Corpo de Cristo. Os dons espirituais, portanto, não são usados como amuletos, objetos de glória humana, produtos espirituais para manipular o divino e nem guarda qualquer semelhança com crenças supersticiosas e místicas. É, também, uma experiência subjugada às Sagradas Escrituras. Nesse sentido, não há espaço para estrelismo, coronelismo eclesiástico, megalomania ou qualquer atitude centralizada e manipuladora de líderes que exercem o episcopado ou de membros que tentem centralizar o culto cristão em si na forma de espetáculo humano e ridículo.

Referência:

[1] GEE, Donald. Concering Spiritual Gifts. 20 ed. Springfield: Gospel Publishing House, 2007. p 200.

6 comentários:

Jardel disse...

A Paz do Senhor Jesus!

Concordo plenamente, com esse resumo sobre o verdadeiro e saudavel pentecostalismo.

P.s Amado irmão Gutierres, moro no Laranjal do Jari-AP, e sou membro da A.D, mas mesmo distante acompanho o seu blog.
E observando seus posts, agradeço a Deus pelo fato de nossa A.D, ainda existir jovens voltados ao pentecostalismo saudavel.
Observo em nossas igrejas A.D, muitos jovens que não sabem nem mesmo o que é ser pentecostal, pois acham que é pular, gritar e se jogar no chão.
Parabéns amado, conte com nossas orações, mesmo distante.

weliton disse...

IRMÃO ME DAR UMA SUGESTÃO, JÁ TENHO ALGUNAS TEOLOGIAS SISTEMÁTICA E ESTOU QUERENDO COMPRAR SÓ MAIS UMA PARA ENCERRAR A COLEÇAO, QUAL A MELHOR DAS DUAS, A DE CHARLES HODGE OU A DE J. RODMAN WILLAMINS(PESP. PENTECOSTAL)? VALE LEMBRAR QUE TENHO A DE GRUDEN, FRANKLYN FERREIRA, STRONG E A DE CHARLES RIRE.

Gutierres Siqueira disse...

Obrigado, Jardel.

Gutierres Siqueira disse...

Weliton, se puder compre as duas, mas pelas demais que você já tem vale a pena comprar primeiramente a do J. Rodman Williams.

adao disse...

Parabéns, muito bom

ipermaster disse...

Gracias por su artículo. Muy interenate!