Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 14 de julho de 2013

O “reteté” é uma afronta à glória de Deus!

Por Gutierres Fernandes Siqueira


“Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes não dirão que vocês estão loucos?” 1 Coríntios 14.23
No meio pentecostal, muitas vezes, nos damos como esquecidos sobre o aspecto sacro do culto cristão. O culto é um espaço de tempo onde Deus é glorificado por meio de orações, louvores e exposição das Sagradas Escrituras. Quando dizemos que é sacro é porque tal expressão nos remete ao caráter de “separação”. Ou seja, aquele momento é exclusivamente para e em Deus. Não é espaço para o espetáculo humano. Não é uma peça teatral, um jogral infantil, um show de calouros, uma palestra informacional ou uma ação de marketing. 

Portanto, quando alguém dança como os fiéis das religiões afro-brasileiras se dizendo “fora de controle”, por exemplo, não pode atribuir tal emocionalismo ao Espírito Santo, mas somente ao seu próprio descontrole emocional (êxtase). Nesse sentido, o reteté, que são movimentos corporais e vocais atribuídos ao enchimento do Espírito Santo, é uma afronta à glória de Deus porque traz atração para o homem em êxtase. O reteté é antropocêntrico, ou seja, tem o homem como o centro de um espetáculo. E um espetáculo de péssimo gosto. 


Não estou insinuado que essa pessoa seja possessa por algum espírito maligno ou algo do tipo, pois tal discernimento vai além das minhas capacidades, mas certamente tal pessoa está mergulhada em seus próprios sentimentalismos confundidos como obra divina. Ninguém que seja cheio do Espírito Santo perde sua capacidade de discernimento, ação e vontade. O Espírito Santo não é um substituto da alma humana. Portanto, o reteté também é uma afronta a Deus. 


Não se trata de colocar Deus em uma caixinha conforme regras litúrgicas e denominacionais. É bom lembrar que a própria Bíblia estabelece um limite no exercício dos dons espirituais, pois todo e qualquer dom deve visar a edificação da igreja (leia 1 Coríntios 12-14). Quem usa Deus como desculpa para bagunça litúrgica precisa voltar urgentemente para as Sagradas Escrituras.

23 comentários:

André de Araújo Neves disse...

Perfeito, meu amigo. É exatamente assim que eu penso. Muitas vezes já presenciei reuniões em que as pessoas estavam todas concentradas em suas orações a Deus, num ambiente espiritual de devoção e que toda a igreja parecia estar sendo edificada, até o momento em que alguns dos presentes passam a extravasar sentimentalismos com gritos e contorções corporais quase que descontroladas, trazendo um certo desconforto para os que estão ao redor, tirando a concentração e fazendo com que pessoas que outrora estavam orando passem a observar estas pessoas descontroladas. Me pergunto que proveito que já nisso? Nenhum! As pessoas acabam perdendo uma ótima oportunidade de adorarem a Deus mais intensamente, por causa de meia-dúzia de empolgados. Agora, também pode acontecer de esse emocionalismo barato se espalhar e muitas pessoas comecem a gritar, pular, etc. fazendo com que o "culto" acabe se tornando quase que um circo (um circo de horrores) e qualquer coisa que as pessoas façam a partir daí (cuspirem pra cima, defecarem, vomitarem ou coçarem suas partes íntimas) é vista como manifestação do Espírito Santo! Isso é tão absurdo, mas poucas pessoas percebem o tamanho da aberração que estão participando! Voltar às Escrituras e à própria sanidade mental, é fundamental e urgente, na vida desses crentes!!!

DiarioGospelCristao disse...

ótimo artigo ,estava procurando algo sobre isso , la na igreja e assim eu sou musico e as vezes me sinto culpado por contribuir com isso tento parar , mais ja estou la a bastante tempo, e viciante , minha esposa adora isso , so Deus pra me ajudar !!

igreja coluna e baluarte da verdade disse...

ótimo artigo é bem isso mesmo vejo pessoas agindo assim em um final de semana de festas e na segunda feira estão quase depressivos o cristão espiritual não precisa de motivadores externos para se alegrar no espírito porque aquilo que nos traz alegria vive conosco que é o Espírito Santo de Deus.

igreja coluna e baluarte da verdade disse...

realmente essa é a mais pura verdade

pb.marcelo cruz disse...

verdade o cristão não precisa de motivação externa para se alegrar no espírito pois aquilo que nos alegra vive dentro de nós que o Espírito Santo.

Anônimo disse...

Não vamos generalizar!! Depende da situação. A pessoa pode está no Reteté, mas em adoração a Deus no seu íntimo. A uma Edificação da Igreja sim, a igreja - individuo. A pessoa pode está sendo edificada naquele momento,falando em mistérios, tendo uma sintonia com o Espirito Santo de Deus.Mas claro, tudo com ordem e decência! Ninguem se lembra de Davi quando dançou de alegria na presença de Deus, e sua esposa vendo aquilo se escandalizou? Mas o grande erro de certas pessoas é a falta de discernimento: ela pensa que está em Espirito, todavia, o que predomina o amago dela naquele momento é a emoção! O RETETÉ EM SI, NÃO AFRONTA A DEUS!SÃO AS PESSOAS QUE AFRONTAM A DEUS! PENSE NISSO!

Anônimo disse...

Com certeza, como disse o irmao as pessoas que afrontam Deus. quando estamos cheios do espirito santo se alegramos na presença de Deus e para isso acontece temos q ter uma ligacao com Deus é o seu intimo com ele muitas igrejas nem sente mais a presença de Deus pois o pecado ja entro dentro das igreja o espirito santo so habita no coracao limpo nosso corpo tem que ser templo do espirito santo para ser cheio do espirito santo o retete é conseqüencia da uncao que temos na nossas vida fala em linguas danca na presença de Deus nao é mininise muito menos afronta a Deus.

Unknown disse...

Aos amados Anônimos das 13h54 e 23h29: Por acasos vocês leram o capítulo 14 de 1º Corintios? Se leram, como pode esse negócio de Reteté combinar com que o Espírito Santo disse naquele capítulo?

claudiopimenta disse...

deixa de ser cru meu irmão kkk você nunca leu que quando o espirito santo usa não tem decência e ordem que dê jeito ?

Anônimo disse...

DEPOIS DO ESPIRITO SANTO AGIR NO TEM QUE SE SEGURE, O RETETE É PRA JESUS. EU SOU É DO RETETE!

Anônimo disse...

Já vi isso na minha frente, e tb não concordo com isso, apesar de no avivamento da Rua Azusa tenha ocorrido a tal unção do riso.
Para os batizados no Espírito santo, ficar falando em línguas a hora que quiser não está de acordo com a Bíblia. Realmente, ficar falando em línguas estranhas o tempo todo, sem nenhuma ordem, não convém ao crente espiritual ( 1 Coríntios 14:37,40 ). É o Espírito Santo quem gera em nós, sobrenaturalmente, essas línguas, mas “os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas” ( versículo 32 ). Ou seja, a despeito de o Espírito Santo nos usar, dando-nos essas línguas, nós devemos saber como e quando usar esse dom, pois todo poder sem controle é um desastre.
--- Veja o que diz 1 Coríntios 14:27-28 : ´´ Se alguém de vocês falar em línguas estranhas, então que apenas dois ou três falem, um depois do outro, e que alguém interprete o que está sendo dito. Mas se não houver alguém que possa interpretar, que fiquem calados e falem somente e consigo mesmos e com Deus ´´. Veja que o dom de línguas não é como muitos acham e nem como a maioria está usando por ai, a torto e direito, como e quando querem. A maioria das igrejas estão na mesma ignorância da Igreja de Corinto e por isso Paulo os corrigiu.
.
T++
Matheus Carrel

Elton disse...

Ao invés de se preocupar em pular ou rodar, e viver a base disso, a ponto de quando estiver no culto procurar essas coisas com toda vontade, temos de buscar os frutos do Espírito Santo, pq isso dirá se somos, ou não, homens de Deus. Lembrando que quando eu pulo, quando eu rodo, EU NÃO EDIFICO NINGUÉM, NEM MESMO A MIM, então isso se torna IRRELEVANTE, o CULTO É PARA DEUS!

Anônimo disse...

Ao invés de se preocupar em pular ou rodar, e viver a base disso, a ponto de quando estiver no culto procurar essas coisas com toda vontade, temos de buscar os frutos do Espírito Santo, pq isso dirá se somos, ou não, homens de Deus. Lembrando que quando eu pulo, quando eu rodo, EU NÃO EDIFICO NINGUÉM, NEM MESMO A MIM, então isso se torna IRRELEVANTE, o CULTO É PARA DEUS!

Anônimo disse...

verdade o Espírito santo usa quem ele quer e da maneira que ele quer

Gutierres Siqueira disse...

Caro "anônimo 1",

1 Coríntios fala justamente em edificação em comunidade contra a edificação individual.

Wesley Bione disse...

Aiai... Tem gente que faz postagem em blog e não lê a bíblia...

Atos 2:15 estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã!

Se o povo disse, que os que receberam o Espírito Santo estavam bêbados, você é um mané tradicional que nem a bíblia lê. Porque se eles parecessem normais então não teriam dito nada.

OBS: Sim tem muita gente que quer aparecer mesmo, mas saiba dividir as coisas.

Wérnik Benício disse...

Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.

Mas, se alguém ignora isto, que ignore.

Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

1 corintios Cp 14 vs 37 38 39 40

A Bíblia é a Inerrante palavra de Deus e contra ela não podemos discutir. O mesmo espirito que Desceu em pentecostes foi o mesmo que inspirou paulo a escrever isso e por ordem na casa de Deus. Mas isso não se ensina mais.
Sou pentecostal cresci na igreja, e isso nos era ensinado.
Precisamos voltar aos ensinos das escrituras sagradas, pois devemos crescer em graça e conhecimento




Vaguinho Fagundes disse...

Esse movimento nas igrejas não provém de Deus

Anônimo disse...

A paz!!!Podemos adoralo em espírito e em verdade de todo nosso coração, mas o Espírito e Santo.Eh disse Santo!!!onde tem Santidade nao tem desordem,a desordem e uma afronta ao Espírito Santo,cair ficar rolando por quase uma hora,sujar os cabelos o corpo ,pular a ponto de se machucar em um vidro.Eu vi tudo isso,desordem e caus,isso não vem do meu Espírito Santo.Ele e Santo!!!!

Unknown disse...

Meus irmãos vcs tem que entender uma coisa, os 120 falando várias línguas de outros países, foi por isso que os que são naturais não entenderam, aí ficaram zombando, tem que entender que Paulo diz: Aquele que fala em língua estranha ninguém o entende mas fala de mistérios dos céus. Foi as línguas estranhas meus irmãos que foi a evidência do mistério entende, Deus ele é Santo, viu em Isaías não? Não pulou nem gritou, Mas caiu com rosto em terra. Jesus disse que o Espírito Santo veio pra convencer o mundo do pecado da justiça e do juízo , aí pessoas que desconhece o Santo Evangelho colocam essa manifestações como vinda de Deus isso é heresia, tem diferença de Pentescostais e Carismático. Não extingais o Espírito, pulo , gritaria entristece Ele. Amém voltemos as sagradas escrituras.

Defensor Evangelho-Palmares disse...

O Espírito Santo ele veio pra santificar os nossos corações, e os espíritos dos profetas estão sujeitos a eles, Raça de viboras porque extingais o Espírito Santo? Ele merece total reverência seus lobos, dá até tristeza dessas pessoas que fica fazendo manifestações carnais principalmente o meio Carismático, vocês perecem por falta de conhecimento, pra min entender um verso eu tenho que ler o contexto, Zombaram dos 120 por causa das línguas estranhas, abra os teus olhos espirituais.

Eduardo Avelino Massidivinga disse...

E verdade deve aver orden nacasa de Deus

Eduardo Avelino Massidivinga disse...

Deus e Deus de orde nao e Deus de desorde