Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 22 de abril de 2014

Por que o culto precisa de ordem?

Por Gutierres Fernandes Siqueira

1. Porque o próprio Deus estabelece um convívio entre adoração e educação. Tanto na construção do Tabernáculo- com seus ornamentos em Levítico - como o culto neotestamentário- em 1 Coríntios- eram baseados na instrução por meio das analogias, símbolos e liturgias.

2. O culto não é um momento para êxtase, ou seja, emoções que tiram o homem de si, da racionalidade. Êxtase é marca do culto pagão, não do culto cristão. O culto cristão não é racionalista, pois não pode ser confundido com uma sala de aula, mas é racional (Rm 12. 1-2). Há uma razão, um princípio, meio e fim.

3. O culto não é seu, nem meu. O culto é do Senhor. Portanto, é segundo a vontade de Deus que o culto precisa seguir. Se Ele estabeleceu ordem quem sou eu para fazer do culto um pequeno show pessoal?

Um comentário:

Luiz Henrique de Almeida Silva disse...

http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao8-mp-2tr11-ogenuinocultopentecostal.htm
Veja que num verdadeiro culto existem manifestações dos dons espirituais - é bíblia - é Palavra de DEUS.
- 1 Coríntios 14.26-33,39,40
26 - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 27 - E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 28 - Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com DEUS. 29 - E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. 30 - Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31 - Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados. 32 - E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33 - Porque DEUS não é DEUS de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. 39 - Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. 40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.