Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Minha Escatologia

Por Gutierres Fernandes Siqueira


Escatologia, substantivo feminino (datação 1873) 1. É a doutrina ou teoria sobre o fim do mundo e da humanidade 1.1 teologia: doutrina que trata dos eventos que envolvem o destino final do homem e do mundo 1.2 qualquer das diversas doutrinas cristãs concernentes à segunda vinda de Cristo à Terra, à ressurreição dos mortos ou ao Juízo Final. Etimologia: escato- (gr. éskhatos,ē,on 'extremo, último') + -logia (estudo). [Dicionário Houaiss]


A volta de Cristo é objeto de muitos debates teológicos entre várias escolas e tendências cristãs. E não há mal nenhum nisso. A existência de muitas controvérsias sobre esse tema só mostra a sua complexidade e sua grandeza perante as limitações da razão humana. Diante disso, quero aqui apresentar a minha escatologia. 

Uma escatologia perfeita é impossível de ser concebida e crida. Portanto, evite o excesso de dogmatismo quando o assunto é o "ainda não", o futuro, o além do presente. O farisaísmo judaico em parte rejeitou a Cristo porque esse não se encaixava na estrutura escatológica por eles criada. “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa”, escreveu o irmão de Jesus (Tiago 4.14). Não podemos controlar o futuro e, muito menos, abraçar a escatologia como uma ciência exata. 

Não podemos perder tempo com especulações vazias. É desnecessário buscar informações sobre se essa ou aquela nação ficará aliada ao anticristo ou se tal e tal tecnologia será usada no final dos tempos contra os cristãos. Ora, devemos evitar essa fascínio pelo detalhamento do futuro. “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” [Atos 1.7-8]. Essas foram as últimas palavras de Jesus antes de Ascensão aos céus. O que Jesus disse? Ora, literalmente que deixássemos a especulação de lado e trabalhássemos em prol do Reino de Deus sob o poder do Espírito Santo. 

Não devemos jogar fora o foco sobre o principal: Cristo voltará. Maranata! Não importa qual a linha escatológica você siga dentro da tradição cristã ortodoxa. Cristo simplesmente voltará. Muitos estão tão obcecados pela escatologia que até perderam o prazer no esperar o Senhor ansiosamente.

Maranata!

2 comentários:

Carlos Roberto da Silva disse...

Muito bem descrito.

Escola Bíblica Dominical - Seminário Teologico Permanente disse...

A paz do Senhor.
Excelente observação. É a minha opinião também.

Simone Tavares.