Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 22 de novembro de 2014

Podcast dos Colunistas- o PENTECAST



Olá amigos do Blog Teologia Pentecostal,


A partir de hoje, com alguma regularidade, vamos publicar podcasts com os colunistas do blog (Gutierres Fernandes Siqueira, editor; Victor Leonardo Barbosa, André Gomes Quirino, Charles Souza e o Wirley Almeida). Nesse primeiro episódio vamos discutir a relação entre a doutrina da salvação (soteriologia) e o pentecostalismo.


Ouça agora ou baixe o MP3 para ouvir mais tarde. 

No Soundcloud é possível baixar para ouvir depois.



No 4Shared clique no símbolo da "seta para baixo" para fazer o download do programa.




E fique a vontade para comentar. PS: Os dois textos mencionados pelo Wirley Almeida são: William W. Menzies – The Reformed Roots of Pentecostalism (link aqui) e Open Theism: An Arminian-Pentecostal Response (link aqui). E o livro mencionado pelo Gutierres Siqueira é: Cinco Perspectivas sobre a Santificação (Editora Vida) editado por Stanley Gundry.

12 comentários:

Célio de Castro disse...

Excelente iniciativa da equipe do blog, podcast é uma mídia que vem crescendo muito. Inclusive foi aqui que eu tive o primeiro contato com podcast, quando o Gutierres participou do Btcast e fez a postagem aqui. Parabéns a toda equipe por presentear a nós leitores.

Nilton Rodolfo Rodrigues disse...

Olá pessoal do blog teologia pentecostal :)
Parabéns pelo pentecast. Creio que esta discussão é de suma importância em nossos dias. Pois atualmente muitos pentecostais -- em especial jovens, os quais ouvem Paul Washer, leem Spurgeon, John Piper e cia -- têm afirmado serem calvinistas. E neste processo, tanto alguns tradicionais quanto alguns pentecostais dizem que isso é incoerente. Eu mesmo já ouvi de um pastor presbiteriano que é possivel ser assembleiano e calvinista, mas pentecostal e calvinista não.
Que Deus abençoe a cada um de vocês e queria dizer que gostei muito quando tocou "Jesus Lives" do Sovereign Grace Music, e que logo logo o Wirley será convencido pela posição calvinista (recebe agora hehe).
Grande abraço!

Wirley Almeida disse...

Mano Nilton, quando publicarem em português o 'Divine Sovereignty and Human Responsibility' do Carson, eu tomo minha decisão final. rs

Marlon Marques disse...

Antes de tudo gostaria de parabenizar o Pentecast. Creio que o movimento pentecostal precisa sim consolidar-se mais teologicamente aqui no Brasil, haja vista nos Estados Unidos já ser bem consolidado.

Gostaria de iniciar com uma correção. No livro editado por Stanley Gundry chamado Cinco Perspectivas sobre Santificação o representante reformado não é o Michael Horton, como foi falado pelo Gutierres Fernandes, mas sim o Anthony Hoekema.

Outro ponto que quero destacar é que os dois homens mais ilustres do início do movimento pentecostal eram wesleyanos (logo, arminianos), mais especificamente, metodistas, a saber, Charles Parham e William Seymour.

Outro aspecto é que foi sempre enfatizado que o teísmo aberto é um hiper-arminianismo. Isso não é verdade! O teísmo aberto é um entendimento independente do arminianismo.

Discordo do Victor Leonardo ao chamar o dr. Roger Olson de "arminiano militante". Ele, por muitos anos, vem desmistificando o arminianismo devido a séculos os calvinistas caricaturizá-lo (Para quem não sabe, há o livro Teologia Arminiana - Mitos e Realidades do ROger Olson pela editora Reflexão). Aliás, nota-se um certo desdém da parte do Victor Leonardo ao chamar de "irritante" tal suposta militância arminiana por parte do Olson.

No mais, que Deus os abençoe!

Graça e Paz.

Marlon Marques

Gutierres Siqueira disse...

Marlon,

Obrigado pela correção. Fiz uma tremenda confusão entre dois livros da coleção "pontos de vista". Obrigado.

Anônimo disse...

A paz do Senhor!

Parabéns pela iniciativa, o podcast é uma ferramenta muito importante, pois o ouvinte pode se expor ao material em locais e momentos em que a leitura é inviável, e baixando-o pode-se ouvir sem estar on-line o que é muito útil para pessoas sem acesso (ou acesso muito limitado) à internet. O diálogo saudável nos faz crescer, reforçar conceitos caricatos para "salvar a nossa divina revelação", só reforça divisão. Só precisa melhorar o áudio, as intervenções dos colunistas ficaram baixas em relação as músicas de fundo, mais a prática leva à pefeição, e que venham meis podcasts!!!
Deus abençoe vocês
Marco Davi

wando rodrigues dos santos disse...

Wando Rodrigues.
Meus amigos, ficou muito bom o Podcast, espero que seja o primeiro de muitos.

Engraçado é que algumas semanas atras estava pensando que vcz poderia começar a tbm trabalhar através da midia de Podcast...(Seria isso uma revelação?...)rsrs
e por falar em revelação.
Desde ja peço que falem sobre os dons espirituais...
Estarei divulgando o podcast
Um abraço
Ahh e espero ver ele, o mestre, o mito, a lenda, ele mesmo o André gravando ai nos abençoando com suas revelações rsrs

Outro abraço

César disse...

Paz e Graça!

Irmãos, concordo que devemos dialogar com as várias vertentes teológicas existentes, mas não vejo porque essa preocupação demasiada com tal aproximação. Essa coisa de calvinismo e teologia reformada tem tomado conta dos irmãos pentecostais, particularmente na internet. Não importa se exixtiram muitos pentecostais calvinistas no passado, ou se ainda existem, o que importa é que, no caso da Assembleia de Deus, a igreja é essencialmente arminiana!!! Existe uma soteriologia pentecostal sim! Amados, vocês não vêem??? Toda essa coisa está trazendo mais e mais divisão para a igreja! Discordo totalmente que a teologia reformada é melhor articulada!!! A teologia arminiana é muitíssimo bem articulada! Vejo muitíssimos artigos teológicos a refutações arminianas muitíssimo bem articulados!
O que acontece neste blog, como em muitos outros, é que os convidados são calvinistas por dentro, mas não se assumem! Amados, se vocês crêem dessa forma, não tentem empurrar vossas crenças para os demais irmãos pentecostais!
Sim, quem adota a Teologia Reformada corre o risco de colocar em escanteio o Pentecostalismo sim! A cosmovisão reformada é um tanto complexa para a esmagadora maioria dos pentecostais, de modo que eles se escandalizam muito! E a esmagadora maioria dos calvinista não quer essa aproximação com os pentecostais!!!
Eu fico com Stanley Horton, Myer Pearlman, Cleber Maia, Altair Germano, Elinaldo Renovato, Claudionor de Andrade, Orlando Boyer, Welington Mariano, Carlos Boaventura, etc...
Não tenho necessidade urgente de ler (embora os admire e respeite) RC Sproul, Macarthur (inimigo dos pentecostais), Calvino, Agostinho, etc...
Aqui na minha cidade tem um calvinista dentro da AD que zomba dos demais irmãos escrevendo comentários jocosos em relação ao pentecostalismo, são comentários do tipo humilhantes! Amados, não precisamos disso! Porque ele não vai servir a Deus numa congregação reformada e deixa os pentecostais em paz? A cada dia descubro mais e mais coisas maravilhosas na teologia e na fé pentecostal. Não sou reformado.

Valdemir Pires Moreira disse...

Olá pessoal, tenho seguido o blog teologia pentecostal já algum tempo e vocês estão de parabéns pelo Pentecast. No entanto, discordo totalmente quando é dito que que no meio do movimento pentecostal não existe uma soteriologia pentecostal, pois isso fica evidente nas obras de teologia sistemáticas de pentecostais, tais como: Conhecendo as Doutrinas da Bíblia de Myer Pearlman; Teologia Sistemática Pentecostal, cujo editor Geral é Stanley M. Horton e ainda a Teologia Sistemática Pentecostal de J. Rodman Williams todas essas obras são de linha arminiana em sua soteriologia. Quanto As Assembleias de Deus não ser a única que representa o movimento pentecostal, isso é fato, No entanto, creio que não estou exagerando se eu afirmar que é as Assembleias de Deus a denominação que mais representa o movimento pentecostal em todo o mundo, isso é fato. Termino aqui afirmando que em sua essência é o movimento pentecostal de linha arminiana, por mais dificuldades que a maioria têm de expressarem essa doutrina, Calvinismo no meio das Assembleias de Deus é "modismo". No demais meus irmão, fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo.

CONGREGAÇÃO NOVA JERUSALÉM disse...

Fala Gutierres,meu Nome é Lourival.Seria possível anexar uma aba logo acima para facilitar a buscar do Podcast e inserir o Disqus,pela praticidade pra comentar.Ah,Sou Assembleiano,moro em Belém do Pará Auxiliar e Superintende da EBD de minha igreja.Parabéns pelo Primeiro Pod.Vida Longa.

CONGREGAÇÃO NOVA JERUSALÉM disse...

Fala Gutierres,meu Nome é Lourival.Seria possível anexar uma aba logo acima para facilitar a buscar do Podcast e inserir o Disqus,pela praticidade pra comentar.Ah,Sou Assembleiano,moro em Belém do Pará Auxiliar e Superintende da EBD de minha igreja.Parabéns pelo Primeiro Pod.Vida Longa.

CONGREGAÇÃO NOVA JERUSALÉM disse...

Fala Gutierres,meu Nome é Lourival.Seria possível anexar uma aba logo acima para facilitar a buscar do Podcast e inserir o Disqus,pela praticidade pra comentar.Ah,Sou Assembleiano,moro em Belém do Pará Auxiliar e Superintende da EBD de minha igreja.Parabéns pelo Primeiro Pod.Vida Longa.