Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Cuidado com o denominacionalismo

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Devemos amar, respeitar e cultivar a edificação das nossas denominações, mas ao mesmo tempo devemos evitar a todo custo o denominacionalismo.

O denominacionalista é o sujeito que aceita qualquer decisão administrativa, doutrinária e litúrgica da igreja a qual pertence sem nenhum filtro. Não há nele senso crítico. Não há discernimento. Não há reflexão.

O denominacionalista é também sectário. Só a denominação dele é correta no modo administrativo, na liturgia aplicada e na doutrina esplanada. O denominacionalista não quer saber de nenhum contato com outros grupos cristãos. No ledo engano, pensa ser autossuficiente.

Honre a sua denominação da maneira correta, ou seja, agindo como membro e não como boneco de ventríloquo.

2 comentários:

JOEL DE SÁ disse...

Correto. Vivemos hoje essa "praga" que mais trás desunião do que a edificação da Igreja de Cristo - que é um corpo universal.

César Lopes disse...

Excelentes observações. Lembrei-me de Ciro Zibordi dizendo "não sou denominaciólatra" (risos).
Peço licença para falar um pouco do outro lado da moeda...

Penso que precisamos de um pouquinho mais de "denominacionalismo" (leia-se interesse pela denominação da qual se faz parte) hoje em dia, especialmente entre os jovens. Sou da AD, e percebo que muitos ainda estão na onda do "encantamento" com outras tradições, outros teólogos, outros pregadores e acabam dando pouca atenção à própria tradição, à própria teologia. São pessoas que usam o tempo que têm para postar no facebook citações dos mais variados teólogos, pensadores e pastores, mas não falam nada da expressão de fé pentecostal, mesmo sendo pentecostais.

Acho lamentável essa postura de desatenção com nossa tradição por parte de alguns, especialmente hoje em dia, uma época em que vivemos um despertamento no que diz respeito à produção teológica pentecostal. Este blog mesmo é uma excelente fonte de pesquisa e aprendizado, mas muitos não a exploram. Outro dia um jovem da minha congregação veio me perguntar coisas bem elementares sobre o batismo com o Espírito Santo. Fiquei chocado e ao mesmo tempo triste.

Chegamos ao ponto de ver citações de pastores famosos do nosso país dizendo coisas muito simples como "todo cristão deve orar" - citações como essa ganham muita notoriedade nas redes sociais simplesmente porque aquele pastor/pregador é famoso.

Como pentecostal, espero ver mais "denominacionalismo" (leia-se "orgulho" da própria denominação e de sua história) entre os pentecostais.

Um abraço na Paz do Senhor.
César.